BIM (Building Information Modelling)

O que é o BIM?

Clique para ver o vídeo: Definindo BIM

Ao contrário do Software CAD, que utiliza ferramentas de software para gerar desenhos digitais em 2D e / ou 3D, o BIM é uma nova maneira de trabalhar: criar designs com objetos inteligentes. Independentemente de quantas vezes altere o projeto, ou de quem o altere os dados permanecerão consistentes, coordenados e mais precisos. As equipas de projetos nas indústrias de construção e infraestrutura usam projetos baseados em modelos como base para novos fluxos de trabalho colaborativos mais eficientes, que dão a todas as partes uma visão mais clara do projeto e aumentam a capacidade de tomar decisões, de forma mais informada e mais rapidamente.

Com o BIM, o modelo é na verdade um banco de dados complexo e a sala é um elemento do banco de dados que contém informações geométricas e dados não gráficos. Desenhos, visualizações, agendas etc. são visualizações ao vivo do banco de dados de construção subjacente. Se os designers alteram um elemento do modelo, o software BIM coordena automaticamente a alteração em todas as vistas que exibem esse elemento - incluindo vistas 2D, como desenhos e vistas informativas, porque todas as vistas são baseadas na mesma informação

 bim workflow

Clique para ver o vídeo BIM: Valor em todas as etapas

Quais são os benefícios do BIM?

Os projetos são tornam cada vez mais complexos, exigem que as empresas façam a gestão e partilhem imensas quantidades de dados com diversas equipas. Ao permitir uma maior compreensão do projeto a qualquer momento do seu ciclo de vida, o BIM ajuda os fornecedores de serviços AEC a melhorar a precisão, a eficiência e a produtividade, resultando em economia de tempo e de dinheiro. Os benefícios significativos de valor que as empresas ready for BIM podem oferecer incluem: aprovações mais rápidas de projetos, resultados mais previsíveis, serviços de design e análise sustentáveis ​​e melhor colaboração e partilha de informações para estratégias integradas na entrega de projetos.

Os arquitetos podem produzir projetos mais precisos, com menos erros, menos desperdício e alinhamento mais próximo à visão do proprietário. Os engenheiros podem aumentar a coordenação com arquitetos e outras áreas da engenharia, melhorando a confiabilidade de seus projetos. Os construtores podem garantir que os problemas de construção sejam sinalizados desde o início, quando as alterações são muito mais baratas. Por fim, os proprietários poderão usar os modelos no futuro como base de um abrangente programa de instalações e gestão de ativos.

 

Portugal logo

Nosso site usa cookies para melhorar o funcionamento do site. Além disso, usamos cookies para fins analíticos e de publicidade. Clique em Política de Privacidade para saber mais. Clique em "Concordo" para impedir que essas informações sejam exibidas novamente.