Eurocódigo 8: Sismos Tipo 1 e 2

Anexo Nacional Portugal

Eurocódigo 8: Os casos especiais de Portugal e Itália

Com a implementação definitiva dos Eurocódigos em Portugal, a ARKTEC e a GRAITEC realizaram importantes modificações ao nível do software de projeto estrutural que desenvolvem. Ao longo dos últimos anos a GRAITEC tem vindo a trabalhar no sentido de fornecer aos projetistas de estruturas as melhores soluções para os projetos a realizar com a nova regulamentação.

Eurocódigos 8 Sismos Tipo 1 e 2

Entre muitas das alterações que foram realizadas vamos, neste artigo, dar especial atenção a uma alteração realizada principalmente para países como Portugal e Itália. O Eurocódigo 8, no anexo nacional para Portugal, tem como exigência a análise de dois tipos de sismo em simultâneo, o que colocou a necessidade de realizar alterações importantes ao nível do software.

Para evitar a complexidade de ter de realizar dois cálculos independentes (cada um com um tipo de sismo) e posteriormente comparar dimensionamentos para realizar o projeto final (trabalho muito exaustivo e sujeito a erros) a solução ideal passava por juntar num mesmo cálculo, num mesmo modelo e de forma automática a análise de dois tipos de sismo distintos, no caso de Portugal, e até de 3 tipos distintos no caso da Itália.

Eurocódigos 8 Sismos Tipo 1 e 2

O objetivo estava, portanto, definido: ter a possibilidade de num mesmo projeto analisar em simultâneo dois ou mais tipos de sismo. Este objetivo requeria alterações significativas ao nível do software: alterações do número e tipo de ações permitido\contemplado, novas combinações e alteração do motor de dimensionamentos dos elementos estruturais. Também ao nível dos resultados existiam novas listagens e relatórios que tinham de ser criados ou adaptados. No entanto esta era uma funcionalidade que queríamos, estando presentes de forma direta em Portugal, implementar nas soluções que apresentamos aos projetistas.

Assim, após vários meses de desenvolvimento, a GRAITEC apresenta - com a versão 2023.1 de Tricalc, Tricalc.Advance e Advance Design - a solução para o cálculo com os anexos nacionais de Portugal e Itália, que inclui o cálculo simultâneo, num único projeto, de dois (ou mais) tipos de sismo. Esta nova funcionalidade, traduz-se em maior produtividade e segurança para os projetos realizados com os softwares GRAITEC. Representa igualmente, em muitos casos, a criação de uma capacitação de cálculo que não existe em muitas das soluções informáticas atuais.

Eurocódigos 8 Sismos Tipo 1 e 2

Em https://youtu.be/EYe4pw-Cm7k apresentamo-nos como uma solução altamente profissional e eficaz para os seus projetos e em https://youtu.be/prmd9l6DrQI apresentamos todo o trabalho de implementação dos Eurocódigos que temos vindo a disponibilizar aos projetistas portugueses.

Portugal logo

Nosso site usa cookies para melhorar o funcionamento do site. Além disso, usamos cookies para fins analíticos e de publicidade. Clique em Política de Privacidade para saber mais. Clique em "Concordo" para impedir que essas informações sejam exibidas novamente.